segunda-feira, 7 de maio de 2018

08 meses sem shampoo e condicionador!

Foto: Pinterest

Já faz algum tempo que venho buscando alternativas mais saudáveis para o meu dia a dia e consequentemente para o planeta.

Neste caminho, uma das minhas primeiras mudanças foi no uso de shampoo e condicionador. Descobri o bicarbonato de sódio e seus inúmeros benefícios. Sabia que estava dentro de várias receitas na cozinha e que é um enorme aliado aos produtos de limpeza, mas não fazia ideia da versatilidade também dentro dos produtos de higiene pessoal. 

Desde setembro venho lavando meu cabelo somente com bicarbonato de sódio e complementando o ritual com vinagre de maça, além de mais econômico e saudável esta solução me trouxe inúmeros benefícios e um cabelo mais brilhoso por muito mais tempo. 

No início achei bem estranho, acostumada com o líquido e a sempre ter muita espuma no banho, fiquei desconfiada que não fosse dar certo, mas insisti na ideia. As primeiras lavadas são de autodescoberta mesmo, pra mim foi preciso uns 15 dias para ter o resultado desejado. 

Ele não faz espuma e não tem cheirinho de shampoo comercial. Mas o resultado é incrível. Meu cabelo está mais saudável, tem muito mais brilho, está menos oleoso e tem crescido muito, muito mais.

Como funciona? O bicarbonato de sódio evita o acúmulo de resíduos no couro cabeludo e não possui ingredientes nocivos, como parabenos, sulfato, corante ou fragrâncias químicas. Mas como o PH do bicarbonato é alcalino ele acaba abrindo as cutículas dos fios, por isso o vinagre de maça entra em segundo plano, no lugar do condicionador, ajudando a fechar as escamas do fio e dando brilho. 

Para o meu cabelo, uso 1 colher pequena cheia de bicarbonato e cubro esta quantidade com água em um potinho. Gosto da textura mais encorpada, não tão líquida. Acredito que cada um de vocês vai encontrar a melhor medida, mas depois de algumas tentativas, esta tem sido a ideal para mim. 

Descobri neste processo que muito mais importante do que o shampoo que escolhemos, é a forma com que lavamos o nosso cabelo. É importante demais ter paciência e massagear bem o couro cabeludo, eu costumo ir lavando parte por parte, bem devagar. 

Após esse processo finalizo com o vinagre de maça, que também diluo na água. Ao contrário do que muitos pensam, inclusive eu mesma, o cabelo não ficará com cheiro de vinagre ;)

Eu comprei um borrifador e nele tenho sempre metade de vinagre de maça e outra metade de água. Antes de usar sempre agito bem. Borrifo somente nas pontas, pois meu cabelo é oleoso e senti que assim ficou melhor. Depois de aplicar o vinagre, eu penteio os fios e só depois enxáguo. 

Experimente, só descobrimos novas alternativas se testarmos, não é mesmo?!

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@agathalimas

Follow Me